Alunos do Curso de Matemática participam de evento na Paraíba.
Nos últimos dias, 24, 25 e 26 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Campus Campina Grande- PB, realizou a nona edição do Encontro Paraibano de Educação Matemática (EPBEM).
Alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Rio Grande do Norte (UERN) participaram do evento e tiverem a oportunidade de apresentar trabalhos na modalidade comunicação oral, assim como a ministração de minicursos. O evento conseguiu proporcionar aos alunos um pouco mais sobre o conhecimento da Educação Matemática de forma coerente e extremamente organizada.
O evento teve início no dia 24 de novembro, às 17:00 horas, no auditório do Colégio Imaculada Conceição (DAMAS), a princípio com o credenciamento e logo após um momento cultural. Dando continuidade, houve um breve momento de homenagens a dois professores que se faziam presentes. Logo mais, uma mesa de abertura, falando sobre: “O currículo na perspectiva da interdisciplinaridade, implicações para pesquisa e para sala de aula”, com os palestrantes: Prof. Dr. Regina Célia Grando (UNICAMP), Prof. Dr. Celi Espasandin Lopes (UNICSUL; MIAMI UNIVERSITY) e Prof. Dr. Luis Havelange (IFPG-CG). E, para finalizar o primeiro dia de evento, foi servido um coquetel, a qual muitos participantes teve a oportunidade de interagir.
No segundo dia de evento (25/11) as atividades tiveram início no período da manhã com relatos de experiência, apresentação de pôsteres, lançamentos de livros e uma mesa de discussão sobre: “ Estado de crise e declarações críticas em Educação Matemática". Com a participação do Prof. Dr. Celi Espasandin Lopes (UNICSUL; MIAMI UNIVERSITY), Prof. Ms. Filipe Gervásio Pinto da Silva (UFCG-CDSA), Prof. Dr. Ângela Fernandes e Prof. Dr. Silvanio de Andrade (UEPB). Pela tarde foram ministrados minicursos e uma assembleia da SBEMPB.
No terceiro e último dia de evento (26/11), houve a apresentação de trabalho, na modalidade comunicação oral e logo mais palestras e mesas de discussões divididas em salas,
1- Palestra/Mesas: “Letramento estatístico conhecimento fundamental para compreensão do mundo na contemporaneidade”
2- Palestra: “Formação inicial e a prática de professores de Matemática: Os encontros e desencontros históricos”
3- Mesa de discussão: “Alfabetização matemática no contexto de Letramento: Desafios do professor.
4- Palestra: “Em busca de um diálogo entre o currículo, a filosofia e a História da Matemática. ”
5- Mesa de discussão: “Fenômenos didáticos e a relação do saber matemático em sala de aula. ”
6- Palestra: “Possibilidades pedagógicas do uso da imagem fotográfica no âmbito do livro didático de matemática. ”
0 comentários:
Postar um comentário